Convite :: Manuel Costa Dias – 42 anos de marionetas, 30 anos de/com o TRULÉ

convite-01.png

No ano 2017, o TRULÉ- Investigação de Formas Animadas assinala 30 anos de um trabalho de investigação e apresentação de espetáculos com propostas inovadoras na área do teatro de marionetas.

Ao mesmo tempo, o seu fundador, marionetista completo enquanto criador dos seus espetáculos, construtor e manipulador das marionetas, assinala 42 anos dedicados a esta arte que escolheu ainda estudante ao integrar o grupo de Marionetas Perna de Pau, constituído por professores e alunos do Conservatório Nacional de Teatro que então frequentava como aluno.

Depois de vários anos como formador nesta área, e interessado em aprofundar o conhecimento sobre teatro popular de marionetas em Portugal, nomeadamente através do contacto com os Teatros de Robertos ainda existentes nos finais dos anos 70 e no acompanhamento do processo de transmissão dos Bonecos de Santo Aleixo, decidiu criar o Projeto TRULÉ estreando em 1987, na 1ª BIME- Bienal Internacional de Marionetas de Évora o seu primeiro espetáculo de Robertos.

Paralelamente, o TRULÉ tem promovido o diálogo entre linguagens artísticas diferentes cruzando as marionetas com diferentes abordagens como é o caso na área da música com o projeto Marioneta Meu Amor com o compositor e pianista Amilcar Vasques Dias, Bonecos e Campaniça com o músico António Bexiga, Uma Tourada dos Diabos com os músicos António Bexiga e Nuno do Ó, Sou Esta Casa com o guitarrista Tiago da Neta e o ator André Gago, ou no caso do cinema com a premiada curta metragem Vladimir. Também na área da fotografia têm sido muitos os fotógrafos que se têm interessado pelo registo fotogáfico das marionetas. Ainda recentemente, as marionetas e a forma de as construir em madeira foram objeto de um programa para televisão, o Madeira Prima.

Apesar de ter percorrido uma boa parte do mundo mostrando o seu trabalho, é a Évora, aos seus espaços e às suas gentes, que Manuel Dias associa o seu trabalho.
Assim, Trulé- Investigação de Formas Animadas e a É Neste País- Associação Cultural, têm o prazer de vos convidar a participar no encontro que assinala o 30º aniversário do Projeto Trulé e os 42 anos de atividade do marionetista Manuel Costa Dias, no Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende, no dia 24 de Maio, pelas 18.00h.

O encontro inclui a apresentação de alguns projetos que marcam o percurso do artista
seguidos de um brinde pela Cultura, o Teatro e as Marionetas, com tinto alentejano.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s